Estamos a escrever-lhe porque a sua ficha está desactualizada. Os dados pessoais têm sido actualizados automaticamente com recurso às nossas capacidades de intrusão e sucção das bases de dados em que a sua vida vai chafurdando sem que a sua presença e vontade sejam necessárias — o que nos falta são os pormenores. Chegou-nos aos ouvidos que está mais gorducho e careca, que lhe faleceu o periquito, que as coisas não andam bem com aquele seu colega de trabalho que chega sempre atrasado, por exemplo.
A razão do nosso gosto pelos pormenores é simples: nós preocupamo-nos. Sim, nós preocupamo-nos consigo. E se sabemos que já resolveu aquele assunto com o dente, do problema com as prateleiras da cozinha só lhe conhecemos uma intenção antiga. E nós sabemos da sua tendência para não passar das intenções — sabemos porque nos preocupamos. Outro exemplo: a sua vizinha. Sim, aquela com quem você, há uns tempos, planeava fornicar ao longo da extensa fronteira da legalidade. Como está, ou tem estado, isso? Sempre nos pareceu que não iria acontecer nada, até porque você sempre foi um bocado convencido, para não dizer pior, mas gostávamos de ter a certeza.
Não se assuste e, acima de tudo, não se preocupe, que para isso estamos cá nós. Tente perceber que o nosso único propósito é ajudá-lo a ultrapassar as dificuldades da vida. Como você bem sabe, sem informação nada se consegue e é por isso que muito apreciaríamos que nos enviasse uma foto actualizada e um breve relato de como tem passado, por assim dizer.
Sem outro assunto de momento, despedimo-nos com os melhores cumprimentos,
[assinatura ilegível] |