Arquitectura de revista
Como em Portugal só os anónimos é que andam regularmente de comboio tivemos de esperar nove anos para que o óbvio viesse à tona: a Gare do Oriente não presta. O problema, pelo menos para mim, não é estético, que até lhe acho alguma piada, pelo menos no contexto cyberpunk em que se insere. O problema da Gare do Oriente é o mesmo de boa parte da arquitectura de revista que se faz hoje em dia e que atravanca as nossas cidades com mamarrachos caros e inadequados: os seus autores acham que se puserem as sanitas no tecto nós e a lei da gravidade cá nos havemos de arranjar de alguma maneira.

Outro bom exemplo desta corrente arquitectónica, cujo denominador comum é o desprezo total pelos fins a que os espaços e edifícios em questão se destinam, é o do Pólo II da Universidade de Coimbra, uma zona de fealdade, aridez, suburbanidade e disfuncionalidade tais que ninguém lá fica mais que o tempo estritamente necessário para fazer aquilo que não pode fazer noutro local qualquer. O programa construtivo é da autoria daquele senhor Cortesão que deu cabo do Jardim da Cordoaria, no Porto, e que mesmo assim continua por aí, à solta; os mamarrachos são de autores vários, regra geral conhecidos.

Também não podemos esquecer o Constipódromo de Aveiro, mais conhecido como "Fórum Aveiro", um curioso túnel de vento ladeado por lojas cujos aparelhos de ar condicionado têm de estar no máximo durante o ano quase todo porque ninguém se lembrou que existem diferenças não despiciendas entre o clima daquela simpática cidade da Beira Litoral e o de Bora Bora, onde, dizem, correm brisas mais amenas. Talvez não ganhe nenhum prémio de eficiência energética mas toda a gente continua a achar-lhe muita piadinha, mesmo com as marquises que entretanto tiveram de instalar na zona alimentar para que esta se tornasse vagamente utilizável, ainda que apenas durante alguns dias do ano.
início
Arquivo
Outubro 2004 . Novembro 2004 . Dezembro 2004 . Janeiro 2005 . Fevereiro 2005 . Março 2005 . Abril 2005 . Maio 2005 . Junho 2005 . Julho 2005 . Agosto 2005 . Setembro 2005 . Outubro 2005 . Novembro 2005 . Dezembro 2005 . Janeiro 2006 . Fevereiro 2006 . Março 2006 . Abril 2006 . Maio 2006 . Junho 2006 . Julho 2006 . Agosto 2006 . Setembro 2006 . Outubro 2006 . Novembro 2006 . Dezembro 2006 . Janeiro 2007 . Fevereiro 2007 . Março 2007 . Abril 2007 . Maio 2007 . Junho 2007 . Julho 2007 . Agosto 2007 . Setembro 2007 . Outubro 2007 . Novembro 2007 . Dezembro 2007 . Janeiro 2008 . Fevereiro 2008 . Março 2008 . Abril 2008 . Maio 2008 .
Leituras
abrupto . um amigo pop . ana de amsterdam . arrastão . avatares de um desejo
azeite&azia . bandeira ao vento . um blog sobre kleist . b-site
a causa foi modificada . como por acaso . confraria do atum . o crime de laio
da literatura . dias com árvores . estado civil . ex-ivan nunes . fotocafe
individualismo solidário . irmaolucia . jeff harris . lilás com gengibre . linha dos nodos
margens de erro . naked sniper . a natureza do mal . pastoral portuguesa . polaris
postsecret . renas e veados . solvstäg . sombras errantes . os tempos que correm
a terceira noite . valkirio . welcome to elsinore . yesterday man
   
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Creative Commons License